Dia: 11 de julho de 2011

Encontro de fãs de Harry Potter no Rio aquece estreia de último filme

A poucos dias para a estreia de “Harry Potter e as relíquias da morte – Parte 2” nos cinemas, fãs do bruxo mais famoso do mundo se reuniram neste domingo (10) na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Com direito a banquete, cerca de cem jovens de todas as idades debateram o fim da saga e reproduziram cenas dos livros da britânica J.K. Rowling.

Desde cedo, os fãs chamaram a atenção de quem passou o domingo no parque. Com fantasias dos seus personagens preferidos e varinhas nas mãos, alguns jovens fizeram uma leitura de partes do último livro da saga e contaram qual cena que mais gostariam de ver no cinema. A batalha entre Harry e Lord Voldemort, no entanto, foi unânime.

Desde cedo, os fãs chamaram a atenção de quem passou o domingo no parque. Com fantasias dos seus personagens preferidos e varinhas nas mãos, alguns jovens fizeram uma leitura de partes do último livro da saga e contaram qual cena que mais gostariam de ver no cinema. A batalha entre Harry e Lord Voldemort, no entanto, foi unânime.

Entre uma conversa e outra era possível ouvir palavras como “avada kedavra”, “petrificus totalus” e “expelliarmus”, alguns dos feitiços do mundo bruxo. Para os “trouxas”, como são chamados os que não nasceram bruxos nos livros, a sensação era de que estavam diante de pessoas de outro país, prova de que Harry Potter já ultrapassou a barreira entre a ficção e a realidade.

Reunir o maior número de fãs da série e compartilhar as “aventuras” de Harry e seus amigos. Esses são os principais objetivos do encontro “HPE-RJ”, que já está na sua 11ª edição. Quem afirma é o estudante Victor Stutz, de 21 anos, organizador e dono da comunidade homônima, que possui mais de 700 integrantes num site de relacionamento.

“O primeiro encontro aconteceu em 2010 e de lá para cá os encontros atraíram mais pessoas. Começamos com 12 pessoas e hoje chegamos a cem. Cada um tem uma novidade, uma coisa que você não saiba e o outro pode saber, tirar uma dúvida sobre o filme, sobre os livros… Aqui todo mundo acaba amigo e se diverte fazendo atividades relacionadas ao livro ou ao filme”, disse.

Lições de vida
Com nomes estranhos e alguns até difíceis de pronunciar, os jovens adotam como “apelidos” a identidade de seu personagem preferido. É o caso de Mayara Luise Henrique Moraes, de 15 anos, fã da vilã Belatriz Lestrange, que vê nos personagens um exemplo a seguir. O incentivo à leitura e a quebra de preconceitos são, para ela, as maiores lições da saga.

“Não é simplesmente uma saga, é uma história que a gente vai levar para a vida toda. Não somente na nossa vida, mas também na nossa vida escolar. ‘HP’ incentiva a estudar mais por causa da Hermione (personagem conhecida por sua inteligência), nos ensina a combater o bullying, como a própria Hermione que sofre preconceito por ser filha de ‘trouxas'”, explicou ela.

Já para o estudante Augusto César Duarte Rodrigues, de 19 anos, os livros mudaram a sua forma de ver o mundo. “Harry Potter fez de mim uma pessoa melhor, tudo o que eu sou eu devo a Harry Potter. Eu ganhei personalidade. A J.K. (autora) mostrou como a gente pode ter uma criança dentro da gente de forma adulta e saudável”, afirmou Augusto.

Torneios e representações
Os encontros, no entanto, não servem apenas para reencontrar os amigos e debater os livros. Com direito a premiação e torcidas, os fãs realizam competições, como o “Torneio Tribuxo” (famosa competição entre bruxos citada no quarto livro da série, “Harry Potter e o Cálice de fogo”), e interpretam passagens da série. Uma delas foi o duelo entre Harry e Draco Malfoy, contado em “A câmara secreta”.

Divulgação

Os “bruxos” reproduziram todos os gestos das cenas, com direito a cobra e feitiços. Outra passagem recriada pelos fãs foi o feitiço “cruciatus” – capaz de causar dores físicas por todo o corpo da vítima – sofrido pelo protagonista no quinto livro da saga.

“Assim que nós sairmos das salas, não vai ter mais nada para esperar, um próximo filme ou livro, vai ser só unir os nossos amigos e as velhas histórias, e se divertir o máximo que puder relembrando os velhos momentos”, disse o fã Ronald de Abreu Siqueira, de 18 anos, que se veste como Rony Weasley.

Uma coisa é certa: em 15 anos a série conseguiu reunir uma legião de fãs no mundo inteiro, e não foi diferente no Brasil. Os jovens contam que foram atraídos para um mundo mágico, repleto de conflitos e lições de moral e de amizade.”Esse último filme vem para fechar com chave de ouro. Mesmo que a saga tenha acabado, a magia vai ficar para sempre”, completou Ronald.

Divulgação

‘Pottermania’

Juntos, os sete livros da série Harry Potter já venderam quase meio bilhão de cópias em todo o mundo, e os primeiros sete filmes renderam para a Warner Bros. US$ 6,4 bilhões. O primeiro, “Harry Potter e a pedra filosofal”, foi lançado em 2001.

O lançamento do último livro, em 2007, para alguns fãs, foi o fim de Harry Potter, mas outros se apegaram aos filmes e mantiveram a ‘Pottermania’ viva. O público terá uma segunda chance de dar adeus a Harry a partir do dia 15 de julho, quando estreia “Relíquias da morte – Parte 2”.

Fonte: G1

Termos de pesquisa:

  • duelo harry potter
  • duelo de varinhas
  • duelo de bruxos