Facebook anuncia videochamadas no messenger para 50 pessoas
Empresa também apresenta transmissões ao vivo no Instagram web e limite maior de participantes em videochamadas no WhatsApp
Nesta quarentena o Facebook tem trazido diversas novidades para sua plataforma. Recentemente trouxe o Messenger Kids para o Brasil, além de testes de um Modo Escuro no seu app para iOS e novas reações de “cuidado” para pessoas afetadas pelo Coronavírus (COVID-19). A seguir confira as outras novidades.
Facebook Messenger Rooms
A maior novidade do dia é um novo concorrente para o Zoom, o Skype e companhia limitada: o Messenger Rooms é um novo recurso do Facebook que permitirá que até 50 pessoas realizem videoconferências simultaneamente.
Introducing Messenger Rooms, group video calls that you can start and share via @messenger @facebookapp and soon @instagram @whatsapp and @portalfacebook. We’re testing Rooms in a few countries now and plan to roll it out globally in the coming weeks. pic.twitter.com/kQWb2nbPzY
— Facebook (@Facebook) April 24, 2020
O criador da chamada poderá decidir se ela ficará aberta para qualquer usuário por meio de um link ou se será protegida com senha; será possível participar das reuniões mesmo sem um perfil do Facebook. Uma vez lá dentro, os participantes poderão usar os filtros de realidade aumentada da câmera do Messenger e trocar seus planos de fundo por imagens ou criações do próprio Facebook.
Vale notar que as chamadas não trazem criptografia de ponta a ponta, mas o Facebook afirma que não utilizará o conteúdo para qualquer fim ou sequer o analisará. Segundo a empresa, o Rooms poderá ser iniciado do Messenger ou do próprio app principal do Facebook; em breve, ele se expandirá para outros produtos da família, como o WhatsApp, o Instagram Direct e o Portal.
Transmissões ao vivo no Instagram web
Enquanto isso, a versão para web do Instagram continua ganhando recursos para, eventualmente, equiparar-se ao aplicativo da rede. Hoje, a equipe de desenvolvimento do Insta anunciou que usuários poderão acompanhar transmissões ao vivo na rede diretamente pelo navegador.
We’re expanding @WhatsApp group video and voice calls to allow up to 8 people. pic.twitter.com/6efqB3rFyv
— Facebook (@Facebook) April 24, 2020
Além disso, ainda em novidades do Instagram, usuários do IGTV (se é que eles existem) poderão salvar vídeos ao vivo diretamente na rede.
Mais participantes nas videochamadas do WhatsApp
Essa bola a gente já tinha cantado, mas agora a rede confirmou: o WhatsApp expandirá o número máximo de pessoas comportadas nas videochamadas do aplicativo — de quatro, agora serão oito usuários, no máximo, comunicando-se simultaneamente.
Introducing Messenger Rooms, group video calls that you can start and share via @messenger @facebookapp and soon @instagram @whatsapp and @portalfacebook. We’re testing Rooms in a few countries now and plan to roll it out globally in the coming weeks. pic.twitter.com/kQWb2nbPzY
— Facebook (@Facebook) April 24, 2020
A novidade valerá também para as chamadas de voz em grupo, vale notar.
Outras novidades
Além disso, algumas outras novidades menores foram anunciadas pela equipe de desenvolvimento do Facebook:
- A rede trará de volta o “Live With”, o qual permite que outras pessoas juntem-se a transmissões ao vivo para lives conjuntas, e permitirá que usuários adicionem botões de doação aos conteúdos que estão sendo transmitidos.
- Já é possível transmitir jogos diretamente pelo aplicativo Facebook Gaming para Android; em breve, usuários poderão organizar torneios diretamente pelo app.
- O Facebook Dating agora tem encontros virtuais — basta marcar o encontro com sua paquera e iniciar uma videochamada diretamente pela infraestrutura do Messenger.
Todas as novidades aqui citadas já estão disponíveis ou serão liberadas para os usuários globalmente ao longo das próximas semanas.
Fonte: Macmagazine