Facebook News terá notícias selecionadas por algoritmos e humanos
O Facebook mudou seu algoritmo no início de 2018 para privilegiar publicações de amigos e parentes em vez do conteúdo compartilhado pela imprensa. Agora, a rede social faz o caminho inverso e volta a destacar posts jornalísticos.
Isso acontecerá no Facebook News, um novo espaço na rede social que reunirá notícias dos principaís veículos de notícia. Ele já está sendo exibido dentro de uma aba para usuários de cidades americanas como Nova York, Los Angeles e Chicago.
A empresa afirmou que o feed de notícias seguirá exibindo conteúdo jornalístico. A nova seção, por sua vez, destacará as notícias mais relevantes do dia e dará aos usuários mais controle sobre o que veem na plataforma.
As primeiras imagens indicam que a seção terá notícias de veículos como The Wall Street Journal, Time, The Washington Post, BuzzFeed News, Bloomberg, Fox Business e Business Insider. Esse conteúdo será organizado por um algoritmo e uma equipe de curadores.
Em seu anúncio, o Facebook admitiu que ainda não é possível depender só do aprendizado de máquina para indicar notícias. “Precisamos fazer progressos antes que possamos confiar apenas na tecnologia para apontar para notícias de qualidade”, afirmou a companhia.
A curadoria acontecerá na área Today’s Stories, que reunirá as principais notícias do dia em âmbito nacional. O Facebook afirma que a equipe terá independência editorial e selecionará os destaques a partir de algumas diretrizes.
O objetivo parece ser evitar as acusações de que a rede social seja tendenciosa contra conservadores. Esta é uma crítica feita por alguns políticos republicanos nos EUA, incluindo o presidente Donald Trump.
O Facebook News contará com áreas voltadas para assuntos específicos, como entretenimento, saúde, tecnologia e ciência, e esportes. A seção ainda reunirá as assinaturas de veículos de imprensa associadas à sua conta na rede social.
Ela usará algoritmos para entender notícias pelas quais você se interessa e, assim, sugerir alguns tópicos relevantes. Além disso, será possível usar recursos para omitir artigos, tópicos e veículos que você não deseja ver.
A rede social afirma ter mudado sua abordagem e dialogado com veículos de notícias antes de lançar a seção. O objetivo foi entender o que jornalistas acreditavam ser importante para a ferramenta e como as notícias deveriam ser apresentadas.
Segundo o Facebook, a área contará com quatro tipos de veículos: os generalistas, os especialistas, os diversos e os de notícias locais. Eles precisarão contar com audiência significativa para estarem aptos a aparecer na seção, mas as escalas serão diferentes para cada categoria.
“O Facebook News foi construído para trazer as pessoas para perto das notícias que afetam suas vidas”, disse a empresa. “Esperamos que este trabalho ajude em nosso esforço para sustentar o jornalismo de qualidade e fortalecer a democracia”.
Fonte: TechCrunch e TecnoBlog