Home Office: 13 ferramentas para trabalhar em casa
Por conta de surto da doença Covid-19, isolamento vem sendo recomendado à população. Home office pode ser alternativa em período de quarentena
No Brasil, companhias como Itaú Unibanco e Mastercard, que recentemente confirmaram casos da Covid-19 em colaboradores, já aderiram ao método.
Empresas de tecnologia como Google, Microsoft, Twitter, LinkedIn, Facebook e Amazon, também passaram a promover o trabalho em casa para os escritórios em vários países.

Trabalhar em home office exige, além de foco para manter a produtividade, um bom computador e programas específicos para que você possa manter contato com a equipe e realizar as mesmas tarefas que faria se estivesse na empresa.
Inclusive, para ajudar nesse período de coronavírus, empresas como Google e Microsoftliberaram gratuitamente ferramentas de comunicação à distância. Além disso, programas como Skype, Zoom Meetings, Google Hangouts, Slack e Trello podem ajudar no desempenho de suas tarefas e na comunicação com a equipe.
/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2014/11/20/033714630-address-bar.jpeg)
O que é home office?
Home office significa escritório em casa, em tradução livre do inglês. O sistema é um regime bastante comum para profissionais autônomos e freelancers em que os funcionários trabalham remotamente.
Fazer home office não significa trabalhar exclusivamente em casa. Hoje em dia é muito comum o uso de espaços públicos como cafés, bibliotecas e livrarias com acesso à Internet, ou locais privados, como os co-working .
Home office em tempos de Coronavírus
Por conta da pandemia de coronavírus, que atinge o planeta desde o início do ano, muitas empresas começaram a liberar seus funcionários para trabalharem de casa.
No Brasil, desde a última semana, a recomendação é que as pessoas fiquem o máximo de tempo possível dentro de casa, em quarentena. Assim, ajudam a evitar transmissão da Covid-19.
De acordo com o Google Trends, serviço que monitora buscas na Internet, o interesse pelo tema “home office” atingiu na primeira semana de março o nível mais alto dos últimos 90 dias, com aumento de 34% nas buscas do site em todo planeta.

Segundo informações divulgadas pelo site Recode, desde o final de janeiro, a Microsoft registra um aumento de 500% no uso de videoconferência na China. O uso também cresceu nos Estados Unidos entre os funcionários da Microsoft: o volume de bate-papo no Microsoft Teams aumentou em 50%, enquanto as reuniões por videoconferência tiveram um aumento de 37%.
O Google oferecerá até 1º de julho recursos avançados do Hangouts Meet, aplicativo empresarial de reuniões. Usuários do G Suite e G Suite for Education poderão, durante esse período, realizar videochamadas com até 250 pessoas sem pagar nada. Já a Microsoft liberou o uso gratuito por seis meses do Microsoft Teams, serviço corporativo premium de mensagens, e aumentou o limite de usuários. Ambos os serviços permitem gravar e salvar as chamadas realizadas.
/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2018/09/14/hands-typing-on-laptop-4460x4460.jpg)
Dicas para home office
Trabalhar em esquema de home office tem uma série de particularidades, diferentes do trabalho na empresa.
Evite possíveis distrações, como conversas com familiares e brincadeiras com animais de estimação. Além disso, tente configurar um ambiente próximo ao do dia a dia, evitando trabalhar no sofá, na cama ou até mesmo de pijama.
A ideia do trabalho em home office é focar na produtividade para que o funcionário consiga render tanto quanto se estivesse na empresa. Confira 13 programas para facilitar o trabalho em casa, caso você já tenha recebido o comunicado de home office durante a pandemia de coronavírus.
Ferramenta de comunicação com a equipe
1. Slack
O Slack é um software que aumenta a produtividade das conversas de trabalho, excluindo a necessidade de e-mails ou mensagens via WhatsApp. Toda a comunicação de um projeto é reunida em um só ambiente, com publicações que podem ser públicas ou privadas.
A ferramenta faz integração com outros serviços, como Google Drive, Office 365e Trello, e pode ser especialmente útil em períodos de home office, pois concentra toda a equipe. Além disso, evita misturar conversas pessoas e profissionais no WhatsApp, por exemplo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/w/k/sPl6b6RZ69wXAnJBXlkg/slack.png)
Ferramentas para videoconferências
2. Skype

O Skype é um dos serviços de chamada de voz e vídeo mais populares na Internet, e está disponível para celulares, tablets, TVs e consoles de jogos. A versão gratuita suporta até 20 usuários, enquanto a versão paga, o Skype for Business, permite conversar com até 250 pessoas em uma mesma chamada.
Com o Skype é possível trocar mensagens de texto, fazer reuniões, compartilhar arquivos e telas com outros usuários. As conversas são gratuitas, mas há cobrança em ligações para telefones convencionais.
3. Hangouts Meet
Simples e funcional para equipes que precisam conversar por vídeo, o Hangouts Meet é um programa do Google que está com recursos premium liberados para todos neste período de coronavírus — ou seja, não é preciso ser assinante de uma conta corporativa. A ferramenta permite agendar reuniões, mandar lembretes pelo calendário, fazer reuniões por vídeo e compartilhar arquivos. Ela está disponível para PC, além de celulares Android e iPhone (iOS).
/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2017/03/12/google-divide-hangouts-em-chat-e-meet.jpg)
4. Zoom Meetings
Com foco corporativo, o Zoom Meetings é uma ferramenta de videoconferência que possibilita fazer reuniões por vídeo entre duas pessoas ou com 500 participantes, além de webinars com até 10 mil pessoas. Também é possível compartilhar arquivos, textos e apresentações pelo bate-papo. A versão básica é gratuita, e pode ser acessada em PCs com Windows, macOS e Linux, além de smartphones Android ou iPhone.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/T/S/PfP9WDTQmQc5RrNaQsqw/captura-2020-01-03-18-02-33.png)
Ferramentas para organização das tarefas da equipe
5. Trello
O Trello é uma ferramenta colaborativa para organizar tarefas individuais ou em grupo. Bastante intuitivo, o programa apresenta quadros em que são colocadas as listas de tarefas separadas por cartões coloridos com prazos e objetivos definidos.
A plataforma ainda oferece recursos de checklist para indicar pontos imprescindíveis ao projeto, upload de arquivos e etiquetas coloridas que permitem ao usuário separar os arquivos por temas. É semelhante à organização dos lembretes com post-its. O Trello oferece planos gratuitos e pagos, e está disponível para Android, iPhone e PC.
/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2017/02/03/trello_home.png)
6. Clicksign
O Clicksign (clicksign.com) oferece gestão e assinatura de documentos com validade jurídica. O plano básico dá direito a cinco documentos por mês. Com a ferramenta, é possível assinar à distância documentos urgentes que não podem esperar o surto do Coronavírus.
7. Bitrix24
A Bitrix24 (bitrix24.com.br) é uma plataforma de gerenciamento de projetos e colaboração que gera relatórios, faz controle de tempo em atividades e possui grupo de bate-papo. A empresa ampliou a versão gratuita para uso ilimitado de usuários devido ao Coronavírus.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/Z/W/59iJSnTQWLZc6TuPrrsQ/bitrix.png)
8. WeTransfer
O WeTransfer é um programa para compartilhamento de arquivos grandes pela Internet bastante útil para trabalho remoto. Na versão gratuita, é possível enviar até 2 GB de arquivos para até 20 e-mails. Para utilizar, é só fazer o download que o documento chega até o destinatário em forma de arquivo zipado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2019/G/E/c1jskQTQu0S8GZuR3rpw/captura-2019-10-22-16-42-42.png)
9. Postgrain
O Postgrain é um gerenciador de postagens para Instagram que permite compartilhamento no Facebook e Twitter. O serviço faz o agendamento das publicações por data e horário. Na versão gratuita, o usuário pode fazer até oito posts por mês.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/j/O/XJJw9ERTAzSBBAorEseQ/postgrain.png)
Ferramentas de compartilhamento de arquivos na nuvem
10. Google Drive

O Google Drive é um serviço de armazenamento na nuvem de arquivos como textos, fotos, vídeos e músicas. A ferramenta dispensa a necessidade de HD externo ou pen drives, além de permitir o comcompartilhamento dos documentos com outros usuários. Os arquivos, planilhas e apresentações do Google salvam automaticamente todas as alterações feitas na nuvem.
Essas características tornam a ferramenta muito prática e atrativa para as empresas. O programa funciona de forma integrada com outros produtos como Google Docs, Google Fotos, Google Sheets, Google Forms e Google Slides. Os 15 GB iniciais de armazenamento são gratuitos.
11. Dropbox

O Dropbox também armazena dados na nuvem e permite o compartilhamento de arquios. No entanto, a versão gratuita dá direito a apenas 2 GB de espaço de armazenamento. É possível conseguir mais espaço convidando amigos para utilizar o serviço.
12. OneDrive

O OneDrive é o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece 5 GB de arquivos grátis para usuários de Android, iPhone (iOS) e no PC. A ferramenta também possui a funcionalidade “Cofre Pessoal” para guardar arquivos confidenciais protegidos por senha.
Ferramenta para controle de horas trabalhadas
13. Toggl
O Toggl é uma ferramenta de controle das horas trabalhadas disponível para PC, Android e iPhone (iOS) que mensura o tempo investido em cada projeto ou cliente. O programa faz essa contagem automaticamente por funcionário ou equipe, e gera relatórios detalhados, eliminando a necessidade do preenchimento de planilhas. Essa pode ser uma boa solução para fazer o controle de horas trabalhadas durante o home office.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/2/W/VniW73TNG9pMTbdrWYOw/toggl.jpg)
Fonte: Recode, The Verge, Business Insider, NPR e Valor Econômico (1, 2 e 3), TechTudo