Pesquisadores da USP criam ventilador pulmonar de emergência
Equipamento possui produção rápida e preço mais baixo
Os pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) divulgou a fabricação do ventilador pulmonar de emergência de baixo custo.
Equipamento é chamado de “Inspire” e é produzido em duas horas com orçamento de mil reais. Nesta média o item é quinze vezes mais barato que os modelos no mercado com média de R$ 15 mil.
Conforme G1, o grupo está no projeto desde 20 de março e conta com 40 pesquisadores, estudantes, representantes da iniciativa privada e engenheiros biomédicos, mecânicos, mecatrônicos, eletrônicos e de produção. O objetivo do projeto era produzir um dispositivo de baixo custo com a tecnologia dos componentes brasileiros.
Lançamento do ventilador pulmonar “Inspire”
O protótipo está pronto para testes em laboratórios para depois ser liberada a produção em massa para uso hospitalar. A previsão é que siga esta fase em abril. Além disso, não foi definido o responsável pela fabricação do Inspire, assim como a empresa escolhida devendo receber autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para quem quiser apoiar o projeto, entre aqui.
Fonte: G1 e B9