Situação cadastral do CPF: como ver se seu registro está regular
Regularização do CPF pode ser feita online pelo site ou e-mail da Receita.
Estar com o CPF regular é um dos pré-requisitos para obter o auxílio emergencial. No entanto, ao realizar o cadastro, muitas pessoas se depararam com algum problema no registro.
Para evitar contratempos, é possível conferir a situação do seu CPF no site da Receita Federal e verificar se há alguma irregularidade.
A seguir, descubra como verificar se o seu CPF está regular no site da Receita Federal. Vale ressaltar que, caso o registro não esteja regularizado, o site pode exibir as seguintes situações:
- CPF suspenso: em caso de cadastro com dados incorretos ou incompletos.
- CPF cancelado: quando há perda ou roubo de documentos, caso o número apareça repetido em cadastros diferentes ou quando há uma decisão administrativa, ou judicial.
- CPF nulo: quando foi identificada alguma fraude na inscrição.
- CPF de titular falecido: quando a Receita Federal verifica o falecimento do titular.
- CPF pendente de regularização: ocorre quando o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda.
Como consultar a situação do seu CPF
Passo 1. Acesse a página do Comprovante de Situação Cadastral no site da Receita Federal. Entre com o número do seu CPF, data de nascimento, faça a verificação do reCAPTCHA e clique em “Consultar”;
Ente com os dados solicitados — Foto: Reprodução/Helito Beggiora
Passo 2. A situação cadastral do seu CPF será exibida na tela.
Como regularizar o seu CPF
Quem precisa regularizar a situação do seu CPF pode fazer a solicitação gratuitamente pela internet.
O atendimento presencial pode ser realizado nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios e possui uma tarifa de R$ 7,00. Brasileiros residentes no exterior devem procurar uma das representações diplomáticas (consulado) ou ligar para o número +55 11 3003 0146.
Excepcionalmente, em virtude da pandemia do Coronavírus, os atendimentos poderão ser realizados via e-mail. Neste caso, é necessário enviar uma foto de rosto (selfie) do interessado ou responsável, segurando o documento de identidade aberto (frente e verso), com o número do RG legível, para um dos endereços:
- DF, GO, MT, MS e TO: atendimentorfb.01@rfb.gov.br
- ACM AM, AP, PA, RO e RR: atendimentorfb.02@rfb.gov.br
- CE, MA e PI: atendimentorfb.03@rfb.gov.br
- AL, PB, PE e RN: atendimentorfb.04@rfb.gov.br
- BA e SE: atendimentorfb.05@rfb.gov.br
- MG: atendimentorfb.06@rfb.gov.br
- ES e RJ: atendimentorfb.07@rfb.gov.br
- SP: atendimentorfb.08@rfb.gov.br
- PR e SC: atendimentorfb.09@rfb.gov.br
- RS: atendimentorfb.10@rfb.gov.br
Fonte: Receita Federal e Nubank